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Creatina: Os efeitos segundo a ciência

domingo, 31 de maio de 2020 às 11:47:00

   A creatina é conhecida por “inchar” o músculo, mas engana-se quem acha que ela só faz isso. Veja como a substância pode atuar a favor da hipertrofia!

   Muita gente acha que a Creatina provoca apenas um inchaço no músculo, o que causaria a aparência de um maior volume muscular, mas sem efetivamente aumentar a massa magra. Porém isso não é verdade, já que a suplementação de Creatina pode sim facilitar o ganho de massa muscular, bem como proporcionar outros benefícios para quem treina pesado. Entre estes benefícios, está o aumento da capacidade corporal em treinos de alta intensidade, a redução da fadiga muscular, o aumento da redução de gordura, entre outros – todos eles são já bem conhecidos pela ciência.

   Então, é possível afirmar com convicção que o efeito da Creatina é muito mais do que meramente estético e que este é um dos suplementos mais importantes para quem quer uma ferramenta útil em busca de um shape insano.

   Quer saber mais sobre o que diz a ciência em relação aos benefícios do consumo desta substância? Fica ligado que trouxemos dicas importantes para você!

 

      Creatina e hipertrofia muscular: os efeitos da substância segundo a ciência


       HIPERTROFIA MUSCULAR

   Estudo prova que creatina é benéfica para quem treina, pois:

   -Contribui com a melhora do desempenho físico;
   -Melhora a composição corporal e tem relação direta com a massa corporal;
   -Ajuda a reduzir gordura e aumentar a massa magra.

   Um estudo publicado em 2014, avaliou o efeito da suplementação de Creatina na hipertrofia em jovens praticantes de musculação com o objetivo de hipertrofia. A intervenção foi realizada por um período de oito semanas e o grupo experimental recebeu 5g de Creatina monoidratada e 20g de maltodextrina, todos os dias. O estudo concluiu que a suplementação de creatina pode ser benéfica, trazendo algumas vantagens e contribuindo com o nível de desempenho no trabalho resistido, apresentando melhora na composição corporal, como na redução no percentual de gordura e aumento de massa magra, ou seja, hipertrofia muscular.

   Vários outros estudos também evidenciaram o aumento da massa magra em consequência da suplementação de creatina, combinada com treinamento físico.  Essa meta-análise conduzida afirma que há evidências suficientes para afirmar que a suplementação de creatina acompanhada de treinamento de força resulta em aumento de hipertrofia maiores do que aqueles vistos com a suplementação ou treinamento de forma isolada. 

   Os mecanismos que explicam esse aumento da massa muscular com a suplementação de creatina e o treino de força ainda não foram esclarecidos, mas já existem muitas hipóteses sendo investigadas. Estudos recentes também têm indicado que a suplementação de creatina pode aumentar a concentração intramuscular de IGF-I, que estimula o crescimento em quase todas as células do corpo, principalmente em células do músculo. Ou seja, a suplementação de Creatina pode estimular o crescimento muscular/hipertrofia, sendo esta uma hipótese com muita fundamentação entre os cientistas.

      FORÇA

   -Pesquisa mostra que a creatina promove aumento de força; 
   -A mesma pesquisa sugere cerca de 40% no aumento de força;
   -Treino de força e suplementação com creatina favorecem a hipertrofia.

   Outro estudo também investigou os efeitos da suplementação de creatina isolada e combinada ao treinamento de força. Após 4 semanas, foi verificado que o grupo suplementado com creatina e submetidos a treinamento de força apresentou algumas mudanças. O grupo demonstrou aumento de força dinâmica máxima no supino (18%) e leg press (42%), sendo estes resultados maiores em relação ao grupo suplementado com Creatina apenas. Os autores também sugeriram que cerca de 40% desse aumento se deva aos efeitos agudos da suplementação de creatina e o restante devido a mecanismos mediados pelo treinamento. O estudo ainda sugere que  essa combinação aumenta a massa muscular, fluxo de sangue periférico, gasto de energia em repouso e melhora o colesterol no sangue.

 
      RETENÇÃO HIDRÍCA E BALANÇO PROTEICO

Como mencionado acima, muitas pessoas creditam apenas à retenção hídrica provoca o aparente ganho de massa magra e peso corporal. Porém, mudanças nos conteúdos intracelulares de água podem favorecer o aumento do crescimento das fibras musculares em resposta ao treinamento de força. Ou seja, essa retenção melhora a hidratação celular, otimizando a síntese proteica e por consequência auxilia no crescimento muscular.

 

      VOLUME DE TREINAMENTO

   A suplementação de creatina parece ter grande efeito sobre o aumento no volume de treinamento. Isso quer dizer que a creatina pode ajudar os praticantes de atividades físicas e atletas a aumentar as repetições com a mesma carga, levando a maiores ganhos de massa magra em um programa de treinamento de longo prazo. Um estudo inclusive sugeriu que os benefícios da Creatina em relação a força e massa muscular são causados apenas pelo aumento do volume de treinamento.

 

   Existem várias marcas, tipos e preços de creatina disponíveis no mercado. A escolha de qual comprar deve se basear principalmente em algumas questões:

   -Qualidade da matéria-prima;
   -Confiança na marca;
   -Preço (custo-benefício);
   -Embalagem/duração;

   Na Fit King você encontra uma ampla variação de creatinas das mais diversas marcas do mercado. Clique no link abaixo e confira todas as opções:

      http://bit.ly/FitKing_Creatinas

   Se ainda tem dúvidas de qual creatina comprar, entre em contato com nossa equipe para ajudar na melhor escolha para você. A suplementação da creatina é a mais comum e certamente possui o melhor custo para todos os praticantes de atividade física. 


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